6th day: The Uyuni salt flat

21 de abril de 2016. O Salar de Uyuni.

April 21, 2016. The Uyuni Slat Flat.

Isso não é real! Era a frase que vinha em nossas mentes! Toda a paisagem que víamos em fotografias, estava simplesmente em frente aos nossos olhos… e era mais fantástico do que imaginávamos! Esta viagem superou todas as expectativas, e dá uma saudade só de relembrar relatando ela aqui.

This is not real! It was the phrase that came into our minds! The whole landscape we saw in photographs, was just in front of our eyes … and it was more amazing than we ever imagined! This trip exceeded all expectations, and gives a longing only to recall reporting it here.

Nesta noite, mal dormimos de tão ansiosos. Levantamos bem cedo, tomamos nosso café no hotel e fomos à Colchani. De Uyuni a Colchani são em torno de 22km, com um pedágio de 5 bolivianos no meio do trecho, que se paga somente na ida.

We slept badly in the previous night due the anxiety. We woke up early, took our breakfast at the hotel and went to Colchani. From Uyuni to Colchani is around 22km, with a toll of 5 Bolivians in the middle of the passage, which is paid only on the way.

Saímos muito entusiasmados, mas não fazíamos nem ideia de onde era o acesso para o Salar. No meio do caminho, eis que surge uma camionete de uma agência, então logo pensamos: “vamos segui-los e quando der, pedimos ajuda, vamos guiados por eles…” Andamos bastante, sempre atrás da camionete, o pessoal já estava desconfiada daquela camionete preta andando atrás, virando em todos os cruzamentos que eles viravam. Eis, que pararam em algumas tendas onde vendia artesanato local, era nossa chance de pedir ajuda, mas, não era pessoal que ia fazer o tour, era somente o motorista indo levar outros para casa, e já iria retornar à cidade de Uyuni. Conversamos um pouco, ele nos explicou o acesso do Salar (pois não há sinalização alguma).

We left very excited, but we did not have idea where it was the access to the Uyuni Flat. Along the way, we saw a van of an agency, so we immediately think: “Let’s follow them and before you, ask for help, we will guided by them …” We walked a lot, always following the van, probably they were already scared because we were doing the same track, turning on all the crosses that they turned. Then we stopped at some tents where they sell local crafts, it was our chance to help, but it was not people who would do the tour, it was only the driver going to take the other home, and would have to return to the city of Uyuni. We talked a little, he explained how to access the Uyuni Flat (because there is no signal at all).

Andamos pelas estradas de terra, de longe via os acessos para os hotéis de sal tão famosos (que para nossa felicidade, na noite anterior, pesquisando em Hotel Booking, Trip Advisor, etc, conseguimos uma boa promoção para a nossa próxima noite ser no Hotel de Sal Luna Salada, muito merecido depois de chegarmos em nosso destino principal).

We walked the dirt roads, away via the access to such famous salt hotel (which for our happiness, the night before searching on Hotel Booking, Trip Advisor, etc., we got a good promotion for our next night be the Hotel Sal Luna Salada, much deserved after we get our main target).

Seguimos o caminho que o senhor da camionete havia nos orientado, quando de repente nos deparamos por uma grande área alagadiça. Pelas nossas pesquisas, em abril, o Salar já está seco, sem riscos para nós em uma camionete 4×2, porém aquela grande poça d’água nos deixou apavorados!!! Não era possível que chegaríamos até ali e não conseguiríamos entrar.

We followed the path that Mr. van had guided us, when suddenly we were faced by a large swampy area. According to our research, in April, the Uyuni Flat should be already dry, without risk to us in a 4×2 pick up truck, but that big puddle left us scared !!! It was not possible to arrive up there and we could not enter.

Paramos, ficamos observando ao redor, algumas camionetes 4×4 passavam reto rumo ao salar. De repente, bem longe, vinha uma moto com 2 rapazes. Ficamos observando-os, eles andavam um pouco, desciam, andavam mais um pouco…. Quando chegaram onde estávamos, começamos perguntar como era, se era seguro passarmos, se tinha perigo de atolar. Para nossa felicidade, foi bem tranquilo! O rapaz disse que o solo, apesar da água, é bem firme, que não havia perigo, só seguir as trilhas das outras camionetes que tudo ocorreria certo. Atravessamos, um pouco desconfiados e, de repente, já estávamos em solo seco! Foi o momento mais feliz de nossas vidas! Encontramos mais pessoas tirando fotografias. Foi perfeito! Andando um pouco Salar adentro, se avista a “Plaza de Las Banderas” onde há bandeiras de diversas nacionalidades. Ao lado, um hotel de Sal que atualmente está desativado e próximo a Pedra do Rali Dakar que teve sua última edição em janeiro de 2016. Nosso próximo destino foi a Isla Incahuasi, também chamada de Ilha do Pescado. Ela é formada de rochas do topo de um antigo vulcão que foi submerso quando a área era um lago, cerca de 40 mil anos atrás. São rochas que jamais havíamos visto, corais, cactos. A ilha fica em torno de 80km adentro do salar e, as instruções que tínhamos para chegar nela eram apenas “Mira aquele vulcão à direita, NÃO SAIA DA ROTA e ande 80km”. E foi o que fizemos.

We stopped, we were looking around, some trucks 4×4 went straight into the Uyuni Flat. Suddenly, far away, it was a bike with 2 guys. We watched them, they walked a little down, walked a little …. When they arrived where we were, we began to ask how it was, if it was safe to move, he had danger of jamming. To our happiness, it was very quiet! The boy said the soil, although the water is very firm, there was no danger, just follow the tracks of other vans that take place all right. We crossed a little suspicious and suddenly we were on dry ground! It was the happiest time of our lives! We found more people taking photographs. It was perfect! Walking a little in the Uyuni Salt Flat inside we saw the “Plaza de las Banderas” where there are flags of different nationalities. Beside a salt hotel that is currently disabled and the next Dakar Rally Stone which had its last edition in January 2016. Our next destination was the Isla Incahuasi, also called Isla del Pescado. It is formed from the top rock of an old volcano that was submerged when the area was a lake, about 40 thousand years ago. Are rocks that we had never seen before, corals, cacti. The island is around 80km inside the Uyuni Flat and the instructions that we had to get there were only to use a far Volcano from our right as a guide point. And that’s what we did.

De longe, naquele imenso mar branco, se avista a ilha. Chegamos por um lado e já quisemos escalar, subir, fotografar… a altitude não ajudava muito, mas a euforia era grande. Depois de subir por aquele lado, contornamos a ilha e nos deparamos com uma infraestrutura imensa! Haviam várias camionetes estacionadas, algumas pessoas almoçando em mesas feitas de sal. Mais adiante havia a bilheteria, onde se pagava 30 bolivianos por pessoa para acessar a ilha. Havia trilhas bem sinalizadas, banheiro, até mesmo café/restaurante. Como estávamos bem equipados, após o passeio, estacionamos ao lado de umas mesas de sal e montamos nosso equipamento para o almoço. No cardápio: Massa com molho de atum, legumes e pães tostados acompanhados de uma boa cerveja!

By far, that immense white sea, one can see the island. We arrived on the one hand and wanted to have to climb, climb, shoot … the altitude did not help much, but the euphoria was great. After climbing on that side, we skirted the island and come across an immense infrastructure! There were several parked vans, some people lunching in made salt tables. Later there was the box office, where he paid 30 bolivianos per person to access the island. There were well-marked trails, bathroom even cafe / restaurant. As we were well equipped, after the tour, we parked next to a salt tables and set up our equipment for lunch. On the menu: pasta with tuna sauce, roasted vegetables and breads accompanied by a good beer!

Depois de nossa refeição, voltamos à Colchani à procura do Hotel de Sal Luna Salada onde seria nossa próxima estadia.

After our meal, we returned to Colchani looking for the Hotel Luna Salada which would be our next stay.

Estávamos exaustos! Recomendamos, neste passeio no salar, não se entusiasmar com o sol! O sol era forte, mas com o vento que havia, amenizava o calor, somente mais tarde percebe-se o estrago que o sol fez!

We were exhausted! We recommend this tour on the Uyuni Flat, not rave about the sun! The sun was strong, but with the wind that had, softened the heat, only later realizes the damage that the sun did!

O Hotel de Sal Luna Salada é em uma rota um pouco mais afastada dos outros hotéis, porém, acredito que não menos encantador!

The Hotel de Sal Luna Salada is on a route a little further away from the other hotels, however, I believe that no less charming!

Chegamos no hotel e já ficamos boquiabertos com a mistura de rústico e luxuoso. O hotel tem vista para o Salar, o chão é todo de uma espécie de areia, de sal, não sabemos definir, com vários ambientes para descanso mirando o salar. Nós ficamos em uma suíte enorme! No quarto também o chão era de areia, a cama de sal, o piso do banheiro somente que era de azulejos, com banheira, lareira.. espetacular! Valeu muito a pena a estadia e recomendamos para quem quiser conhecer!

We arrived at the hotel and were already flabbergasted with the mixture of rustic and luxurious. The hotel overlooks the Uyuni Flat, the floor is all a kind of sand, salt, with various environments to rest targeting the salar. We stayed in a huge suite! In the room also the floor was sand, the salt bed, the bathroom floor only it was tiled, with bath, fireplace .. spectacular! very well worth the stay and recommend it for anyone who wants to know!

Nem preciso falar que estávamos cansados e depois de jantarmos só nos restou descansar. Um dia cheio de emoções que ficará pra sempre em nossas boas memórias!

Needless to say that we were tired and then we eat only left the rest. A day full of emotions that will be forever in our good memories!